27.11.10

PROGRESSÃO DA ALMA ANIMAL VII



Sabe-se que os seres orgânicos complexos não se produzem dessa maneira; mas, quem sabe como eles começaram? Quem conhece o segredo de todas as transformações. Vendo o carvalho sair da glande quem pode afirmar que não exista um laço misterioso entre o pólipo e o elefante? No estado atual dos nossos conhecimentos, não podemos estabelecer a teoria da geração espontânea permanente, sendo, como hipótese, mas como hipótese provável e que um dia, talvez, tome lugar entre as verdades científicas, incontestes. (A Gênese - Geração Espontânea, - Cap. X - Perg. 23)

Comentários: Os livros da Codificação Espírita foram escritos há cerca de 150 anos. Naquela época não se conheciam aprofundadamente as bases evolutivas das espécies nem os pilares da genética que são conhecidos hoje em dia.

Qualquer argumento que o Espírito de Verdade usasse não seria compreendido pelas pessoas daquele tempo. Por isso ele diz: quem sabe? Isso não significa que ele não soubesse, mas que ele não teria como explicar as bases evolutivas às pessoas que não conheciam a ciência de hoje. Naquela época nem se cogitava a respeito de DNA ou de código genético.

Não se poderia dar maiores explicações a pessoas ignorantes, mas ele recomendou que aguardasse, pois a ciência teria posteriormente explicações incontestáveis e hoje nós já as temos.


Marcel Benedeti
site Comunidade Espírita.

bjs,soninha



Nenhum comentário:



Religiao Espírita