19.11.10

PROGRESSÃO DA ALMA ANIMAL V



Desse progredir constante invencível irrecusável do Espírito humano e desse estacionamento indefinido das outras espécies animais, haveis de concluir comigo que, se é certo que existem princípios comuns a tudo o que vive e se move na Terra: o sopro e a matéria, não menos certo é que somente vós, Espíritos encarnados, estais submetidos à inevitável lei do progresso) que vos impele fatalmente para diante e sempre para diante. (O Livro dos Médiuns - Mediunidade dos animais - Cap. XXII - Perg. 236)

Comentáríos: Lendo outras obras da Codificação, encontramos os seguintes dizeres: O nosso globo, como tudo o que existe, está submetido à lei do progresso. Ele progride, fisicamente, pela transformação dos elementos que o compõem e, moralmente, pela depuração dos Espíritos encarnados e desencarnados que o povoam. (A Gênese Capítulo XVIII). Perceba que não há referência a serem somente os espíritos de seres humanos que progridem. Por isso cremos que Erasto não pretendia que suas palavras fossem mal interpretadas e talvez até mesmo ridicularizadas pelas pessoas céticas da época, que não conheciam praticamente nada das coisas do Espírito.

O evoluir humano é algo que necessita de uma observação mais apurada, que as pessoas da época não tinham. Mesmo assim é preciso observar o que diz O Livro dos Espíritos: 601. Os animais estão sujeitos, como o homem, a uma lei progressiva? Sim; e daí vem que nos mundos superiores, onde os homens são mais adiantados, os animais também o são, dispondo de meios mais amplos de comunicação. São sempre, porém, inferiores ao homem e se lhe acham submetidos, tendo o homem neles servidores inteligentes.


Marcel Benedeti
fonte:site Comunidade Espírita

bjs,soninha

Nenhum comentário:



Religiao Espírita