21.7.15

Gravada Mensagem em Sessão de TCI no 11º Congresso Espírita da Bahia


Uma nítida comunicação espiritual através de instrumentos eletrônicos (transcomunicação), foi obtida no XI Congresso Espírita da Bahia, realizado pela Federação Espírita da Bahia (FEEB) nos dias 31 de outubro a 2 de novembro de 2002, no Centro de Convenções da Bahia, com a participação de 2344 pessoas, provindas de 117 cidades, de 14 Estados brasileiros.

No dia 2 de novembro, durante uma sessão de Transcomunicação Instrumental (TCI), dirigida por Clóvis Nunes, foi gravada uma mensagem do espírito Astrogildo Eleutério da Silva, dirigente espírita baiano e desencarnado há seis anos. O fato foi registrado e testemunhado por diversos congressistas que assinaram a ata da sessão, após a terceira tentativa no mesmo dia.

Foram utilizados quatro rádios, um AM, um FM, um de ondas curtas e um de válvulas, além de duas lâmpadas, uma infravermelha e outra ultravioleta e um pequeno gravador cassete, munido com fita cassete virgem. Na quarta tentativa, após o Clóvis ter evocado diversos espíritos ligados ao movimento espírita baiano, depois de alguns minutos, a fita foi rebobinada e ouviu-se com clareza e nitidez a mensagem gravada pelo espírito Astrogildo.

Na gravação, após a evocação de Clóvis Nunes aos espíritos amigos do movimento baiano, podemos ouvir a mensagem "Saudoso Recado" , em versos, notando grande emoção na voz do espírito comunicante:

"Hoje vejo em luz suave
Sem sofrimento sem dores
Assistindo a este conclave
Na presença dos mentores. 

Aos meus contemporâneos
Que no corpo ainda está 
Não demorem muitos anos
Venham logo para cá.

Minha Carminha querida
Dona dos afetos meus
Deste outro lado da vida
Os meus olhos fitam os teus. 

Daqui vos fala Astrogildo
Petitinga ao lado
Etiene, Deolindo e Amarildo
Com Leopoldo Machado".

Participaram e assinaram a ata pessoas idôneas da comunidade espírita baiana e nacional.

Estiveram presentes ainda no Congresso conhecidos oradores espíritas como André Luiz Peixinho, Ednólia Peixinho (presidente da FEEB), Marcel Mariano, Alberto Almeida, Clóvis Nunes, Roberto Lúcio de Souza, Kau Mascarenhas, Ary Quadros, Élzio Ferreira de Souza, Jason de Camargo, Zalmino Zimmermann, Suely Caldas Schubert, entre outros.

Estando presente ao Congresso a Sra. Carmem Drummond da Silva, viúva de Astrogildo Eleutério da Silva, Espírito comunicante, solicitou-se a sua presença para confirmar a identificação. Após ouvir a mensagem, a Sra. Carmem relembrou que a voz do seu esposo nos últimos dias era um pouco arrastada, que ele era um grande amante da poesia, sendo inclusive médium poeta, e que havia perdido quase toda a visão no último período da vida física. A Sra. Carmem atestou positivamente a comunicação do Espírito de Astrogildo.


Nenhum comentário:



Religiao Espírita