14.2.11

PARÁBOLA DOS DOIS FILHOS



PARÁBOLA DOS DOIS FILHOS


“Um homem tinha dois filhos: chegando ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha.

Ele respondeu: Irei, Senhor; e não foi. E chegando ao segundo, disse- lhe o mesmo.

Porém este respondeu:

Não quero; mais tarde, tocado de arrependimento, foi. Qual dos dois fez a vontade do Pai?

Responderam eles: o segundo. Declarou- lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entrarão primeiro que vós no Reino de Deus.”

Estas duas personalidades revelam perfeitamente as suas qualidades em suas palavras e ações.

O primeiro filho, convidado pelo Pai a trabalhar na sua vinha, disse que ia mas não foi.

O segundo disse que não ia, mas foi. O primeiro é a personificação da crença (credo) sem obras. O segundo é o tipo do homem inteligente que, negando- se ao trabalho espiritual, depois de haver raciocinado e tirado suas conclusões,transformou o não em sim, não com a palavra abstrata, a crença, a obediência cega, mas por um esforço intelectual e pelas obras que deliberou fazer, “trabalhando na vinha”.

Ensina esta Parábola que a vontade de Deus é que trabalhemos não só em proveito nosso, mas em proveito dos nossos semelhantes: ao passo que não é vontade de Deus c rermos sem trabalho, isto é,cegamente, sem obras.

A crenç a cega é a crenç a dos anciãos do povo, dos velhos rotineiros e dos sacerdotes, pois são estes que Jesus disse que os publicanos e as meretrizes lhes eram ainda superiores, tanto assim que os precederiam no Reino dos Céus.

A Parábola, na parte que se refere ao filho que disse: “irei mas não foi”, entende também com esses anciãos e sacerdotes que, assumindo a tarefa de guiar para a verdade, os moços e os que lhes estão sujeitos, se mantêm num exclusivismo condenável, apagando, até das almas, alguma centelha de fé que lhes foi doada.

Enfim, o filho que tardou, e disse que não ia, mas foi entende com esses publicanos e meretrizes que demoram, como é sabido, mas, afinal, Mudam de vida e se tornam, as mais das vezes,grandes obreiros da Seara Divina!


De “Parábolas e Ensinos de Jesus”, de Cairbar Schutel

bjs,soninha


Nenhum comentário:



Religiao Espírita