26.2.11

LOUCURA: Uma Reflexão Espírita.




Compreendendo que nós somos espíritos temporariamente ligados a um corpo carnal,através do perispírito, e que sobrevivemos á morte física para evoluirmos no plano espiritual e retornarmos a outras experiências carnais,através da reencarnação,com vistas a nossa evolução,torna-se mais fácil compreender que há um outro tipo de loucura na qual a criatura não apresenta nenhuma lesão cerebral bem como nenhuma irregularidade de ordem química e/ou fisiológica deste órgão.

Refletindo em torno do pensamento, da ideia, fruto da inteligência, vale ressaltar que este(a) não se origina na massa cefálica cinzenta como muitos estudiosos materialistas supõem. A sede da nossa inteligência está no espírito e é dele que partem as nossas ideias,composições,deliberações etc.

Em O Livro dos Espíritos,Capítulo II,Elementos Gerais do Universo.

Pergunta 23, Allan Kardec indaga à plêiade de Espíritos Superiores:

Kardec: QUE É O ESPÍRITO?

Resposta dos Espíritos: - O PRINCÍPIO INTELIGENTE DO UNIVERSO

Kardec: QUAL A NATUREZA ÍNTIMA DO ESPÍRITO?

Resposta dos Espíritos: - O ESPÍRITO,COM A LINGUAGEM HUMANA,NÃO É FÁCIL DE SER ANALISADO.PORQUE O ESPÍRITO NÃO É UMA COISA PALPÁVEL,PARA VÓS ELE NÃO É NADA;MAS PARA NÓS É ALGUMA COISA.SABEI BEM:O NADA É COISA NENHUMA E COISA NENHUMA NÃO EXISTE.


Na pergunta de nº 24:

Kardec: O ESPÍRITO É SINÔNIMO DE INTELIGÊNCIA?

Resposta dos Espíritos: - A INTELIGÊNCIA É UM ATRIBUTO ESSENCIAL DO ESPÍRITO.TODAVIA COMO AMBOS SE CONFUNDEM NUM PRINCÍPIO COMUM,PARA VÓS SÃO A MESMA COISA.


Na pergunta 25:

Kardec: O ESPÍRITO É INDEPENDENTE DA MATÉRIA OU NÃO É MAIS DO QUE UMA PROPRIEDADE DESTA,COMO AS CORES SÃO PROPRIEDADES DA LUZ E O SOM UMA PROPRIEDADE DO AR?

Resposta dos Espíritos: - AMBOS SÃO DISTINTOS;MAS É NECESSÁRIA A UNIÃO DO ESPÍRITO E DA MATÉRIA PARA DAR INTELIGÊNCIA À MATÉRIA,

Kardec: ESTA UNIÃO É IGUALMENTE NECESSÁRIA PARA A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO?(entendemos aqui por Espírito,o princípio da inteligência,abstração feita das individualidades designadas sob esse nome)

Resposta dos Espíritos: ELA É NECESSÁRIA PARA VÓS PORQUE NÃO TENDES ORGANIZAÇÃO PARA PERCEBER O ESPÍRITO SEM A MATÉRIA;VOSSOS SENTIDOS NÃO ESTÃO APTOS PARA ISSO.

Diante disto podemos compreender porque muitas vezes o Espírito saudável não pode manifestar-se na sua total integridade quando ele se encontra ligado a um arcabouço carnal cujo cérebo apresenta lesões diversas.Numa comparação grotesca,seria como um ágil piloto tentando ser vitorioso pilotando um carro fórmula 01 totalmente danificado ou, um exímio violinista buscando executar Mozart se utilizando de um violino quebrado.

Quando desligado do corpo sob a ação do sono repousante,este espírito manifesta-se totalmente lúcido e equilibrado e até poderíamos assegurar tratar-se de um provação ou mesmo um resgate de vidas passadas.

Agora imaginemos o oposto, mas para isto é preciso entendermos que o espírito ao desencarnar através do processo natural da morte, ele leva para o mundo espiritual todas as suas qualidades e defeitos que acumulou na sua existência terrena. Se foi alguém dedicado a sua evolução buscando despojar-se das suas mazelas morais através da reforma íntima, ele carreará os valores morais adquiridos consigo e,na próxima encarnação por certo atrairá os Espíritos mais elevados para perto de si através dos seus pensamentos e ações elevadas.

Ao passo que,os encarnados que se locupletaram com o mal através dos pensamentos e ações,desencarnam levando as suas mazelas morais que se traduz numa estagnação espiritual necessitando muitas vezes de uma reencarnação imediata a fim de tentar adquirir o equilíbrio que se faz necessário à evolução. Em alguns casos ele sai vitorioso da peleja, em outros, ele sucumbe ante a sua própria fraqueza moral atraindo para si a influência dos espíritos trevosos que se ligarão ao seu perispírito de tal maneira sugando o pouco que lhe resta das suas energias espirituais, influenciando-o às ações desvairadas de cunho moral duvidoso,levando-o a um quadro de LOUCURA.

No segundo caso acima descrito vocês perceberam que o Espírito reencarnou num corpo saudável inclusive com o cérebro totalmente hígido mas não foi capaz de assim mantê-lo por conta dos seus pensamentos e ações que atraíram os espíritos que o fizeram adoecer através dos seus fluidos enfermiços e deletérios.

Compreendendo que somos energia e que possuimos a capacidade de atrairmos o bem e/ou o mal a depender do que pensamos e/ou fazemos, convém mergulharmos no nosso EU mais profundo a fim de nos conhecermos um pouco melhor e realizarmos uma reforma íntima capaz de equilibrar a nossa aura magnética e assim atrairmos espíritos que possam nos ajudar na nossa escalada evolutiva e nos livrar de cairmos num quadro de LOUCURA ainda pouco estudada e tratada pela medicina terrena .

Caso queiram se aprofundar no assunto sugiro a leitura do livro: " A LOUCURA SOB NOVO PRISMA" da autoria de Dr. Adolfo Bezerra de Menezes.




Sinopse

A Ciência considera o pensamento como resultado da ação direta do cérebro e a loucura uma perturbação do pensamento. Conseqüentemente, a loucura é provocada por lesão no cérebro. Entretanto, a Ciência não consegue diagnosticar os casos em que não é atestada a lesão, desconsiderando o fenômeno psíquico patológico da doença.

A Doutrina Espírita explica esta segunda variável como uma resultante de um processo obsessivo. "A Loucura Sob Novo Prisma" analisa o assunto, considerando os diferentes aspectos da doença e suas variáveis e mostra que a maioria dos casos de alienação mental são causados pela atuação de espíritos desencarnados sobre o doente. Os pacientes que a medicina considerou como "casos incuráveis" e que foram internados nos Sanatórios Espíritas, obtiveram parcial ou total recuperação, apresentando novo prisma da doença.

Quando ainda encarnado e ocupando o lugar de membro da Academia Nacional de Medicina, redator dos Anais da mesma Academia, Bezerra de Menezes escreveu a presente obra para tratar de um intrincado assunto, qual o da loucura. Limitando seus estudos à "loucura por obsessão", isto é, por ação fluídica de agentes inteligentes e extraterrenos sobre a criatura encarnada, o Dr. Bezerra de Menezes apresenta, em apoio de sua tese, raciocínios vigorosos, fatos mediúnicos mundialmente conhecidos e casos por ele mesmo observados, num esforço para solucionar, pelo menos parcialmente, um dos problemas mais angustiantes da Humanidade.

Escrevi este texto para a participação da 
Blogagem Coletiva do Blog Fábrica de Letras.



Clique no link ou no banner,
conheça o blog e participe...


bjs,soninha


Nenhum comentário:



Religiao Espírita